nossos produtos

WAVE RING

Anel de vedação usado em vaso de pressão, reatores, caldeiras e outros sistemas cilíndricos onde existem necessidades de vedação de baixa até altíssimas pressões. Anel fabricado em aço carbono, com tratamento térmico para dureza adequada à flexibilidade e deformação necessária para seu perfeito funcionamento.

Nos modelos que existiam antes desse produto, eram necessários vários anéis, cada um para uma determinada classe de pressão. Estes equipamentos criam problemas de segurança pela diversidade de anéis de vedação que são necessários. Para acionar uma caldeira, reator ou vaso de pressão em baixas temperaturas, sólidos anéis metálicos de vedação não são eficientes. Para baixas pressões até 150 libras é indicado elastômero, borracha, papelão hidráulico e outros. Para médias pressões de 150 até 3000 libras já são necessários anéis metálicos que por sua rigidez devem ser dimensionados para atender esta classe de pressão. Para pressões de 3000 a 5000 libras já são dimensionados anéis metálicos com características construtivas específicas para altíssimas pressões, não atendendo a médias e baixas pressões.

A Remax adquiriu a tecnologia de desenvolvimento deste equipamento com o intuito de simplificar e minimizar o número de componentes e aumentar a garantia de vedação. Como se infere nos desenhos, o anel wave ring tem um formato, em seu corte transversal, de um "T" invertido e é composto por: anel principal responsável pela vedação em médias e altas pressões, feito em aço carbono, tratado termicamente para atingir as deformações necessárias duas gaxetas confeccionadas em papelão hidráulico· responsáveis pela vedação em baixas pressões; dois anéis de suportes que garantem a fixação das gaxetas (B) para que não se desloquem do anel principal (A).

 

FUNCIONAMENTO:

Podendo ser instalado no sentido vertical ou horizontal, num primeiro momento ocorre a vedação no ponto (1) para baixas pressões (até 150 libras). Para pressões acima de 150 libras até 3000 libras o ponto (2) efetua a vedação.O ponto (3) entra em funcionamento acima de 3000 libras podendo atingir altíssimas pressões acima de 20000 libras. O anel se molda à parede interna do equipamento a ser vedado quando a força centrífuga exerce urna ação no ponto 3 A da fig. 1 alterando a configuração original em forma de reta do ponto de vedação (3) que tende a ficar paralelo aumentando a área de contato e conseqüentemente a vedação. Quanto maior a força exercida no ponto 3A maior será a vedação no ponto (3).



Remax Engenharia